Um mentor

Mentor é aquele que já trilhou os caminhos que quem busca uma completa realização, a quem chamaremos de o HERÓI, percorre. O mentor pode, entre outras coisas, lhe dizer os obstáculos que encontrará e as formas de evitá-los ou diminuí-los. A vivência de alguém que passou pelo que o HERÓI passa é um tesouro inigualável.

Um bom mentor estimulará a autonomia do HERÓI e a sua independência. Não lhe dará respostas prontas… ao invés disso lhe fará as perguntas certas para que a resposta surja de dentro do HERÓI, para que ela seja a sua verdade e não a dele.

TENHA UM MENTOR

Autoconhecimento

Este é um aspecto muito divulgado, mas poucos HERÓIS iniciantes o levam a sério ou entendem realmente suas implicações ou mesmo saibam como começar.

Conhecer a si mesmo e sobretudo reconhecer a sua sombra, aquilo que esconde dos outros e até de si mesmo é para o HERÓI a chave da evolução pessoal. É difícil chegar até ela sozinho, muitas vezes é preciso da ajuda de um profissional habilitado ou de técnicas específicas que tragam à tona o que está contido no inconsciente.

Autoconhecimento é também, para o HERÓI, conhecer as suas necessidades mais profundas e o que lhe impede de supri-las.

O autoconhecimento permite ao HERÓI ser melhor, pessoal e profissionalmente, ao permitir-lhe ser uma personalidade integrada. Quando o HERÓI deixa as máscaras de lado e enfrenta a sua sombra, o que emerge é o seu verdadeiro Ser. É o seu Ser quem lhe dá, entre outras coisas, o poder de ser assertivo sem ser agressivo, de ser competente sem ser arrogante, de receber da vida em abundância certo de que é merecedor.

DESCUBRA E TRABALHE A SUA SOMBRA

Desenvolvimento contínuo

Ser HERÓI não é um lugar onde se chega ao passar da adolescência ou que é determinado pela nossa idade cronológica… ser HERÓI é um processo.

Para sermos HERÓIS temos que trabalhar nisso continuamente. Aqui não se trata de ganhar novas aptidões ou habilidades e sim de remover os obstáculos que impedem o HERÓIS de serem plenos.

Existem diversas ferramentas disponíveis para isso hoje em dia. Vamos comentar aqui somente uma delas.

Antes de poder caminhar em direção à vida o HERÓI tem que estar em paz com o seu passado. É como uma árvore, que para crescer e tornar-se majestosa, deve em primeiro lugar fortalecer as suas raízes.

O que representam as raízes? Para um HERÓI as suas raízes são representadas pela sua árvore familiar, seus antepassados.

Este HERÓI (você) conhece verdadeiramente a sua história? O tem apenas as informações que outros lhe passaram? Ele está em paz com o seu passado e as suas origens ou preferiria ter nascido em outra família?

O que consegue o HERÓI ao seguir o exemplo da árvore? Tem uma base sólida para florescer e lhe sustentar para ser essa árvore majestosa que dá flores e frutos de forma exuberante.

Não há desenvolvimento para o HERÓI se não tiver raízes fortes por onde obter a nutrição de que precisa para chegar à plenitude.

FAÇA AS PAZES COM O SEU PASSADO